quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Em noite de Westbrook, Oklahoma City vence Dallas em jogaço pela NBA

De Belo Horizonte.

Na repetição daquele que foi o duelo que decidiu a Conferência Oeste no ano passado, Dallas Mavericks, o atual campeão da NBA, e Oklahoma City Thunder se enfrentaram em mais uma partida da temporada regular do melhor basquete do mundo. Em Dallas, nesta noite de quarta (1), deu Oklahoma, o melhor time da temporada até aqui. Com grande atuação de Russell Westbrook, o Thunder venceu por 95 a 86, tendo entrado no jogo a partir do segundo quarto, após um primeiro quarto vencido por Dallas. Oklahoma City chega à sua 17ª vitória em 21 jogos da atual temporada, e Dallas perde pela 9ª vez em 23 jogos.

Russell Westbrook, como eu disse, foi o melhor em quadra. Cestinha, ele marcou 33 pontos e pegou 6 rebotes. Kevin Durant, craque de Oklahoma City, fez 23 pontos e apanhou 13 rebotes, conseguindo seu 'double-double'. Pelo lado de Dallas, Jason Terry também foi um gigante. Foram 25 pontos dele que veio do banco para igualar o jogo em determinado momento.

Além dos cestinhas, darei ainda outros dois destaques. O primeiro destaque é para a atuação discretíssima do alemão Dirk Nowitzki, do Dallas, que fez 8 pontos e acertou apenas 2 dos 15 arremessos de quadra que tentou. Destaque também para a atuação nada discreta de Serge Ibaka, do Oklahoma, que conseguiu incríveis 10 tocos e 11 rebotes. O garrafão foi dele. Nos próximos parágrafos, vamos detalhar o jogo.

Oklahoma City Thunder volta a jogar amanhã, dia 3, em casa contra o Memphis Grizzlies. Já o Dallas enfrentará o Indiana Pacers, na mesma data. Para mais detalhes da NBA, acesse a página especial da competição.

Russell Westbrook, dono do jogo, tenta a cesta para Oklahoma.
(Foto: NBA.com)

Quando a bola subiu...

Dallas vieram à quadra sem Lamar Odom, lesionado, assim como Thabo Sefolosha não jogou para Oklahoma City. Dallas começou se impondo, com Rodrigue Beaubois se destacando. Do outro lado, quem respondia era Russell Westbrook. Oklahoma City se mantinha atrás do placar por 4 pontos, e tentava igualar a partida em rápidos contra-ataques. A entrada de Delonte West em Dallas foi fundamental para a equipe do Sudoeste. Com ele, assistências e uma bola de três pontos fizeram os Mavericks abrirem sete pontos de vantagem, maior distância até então, com 3 minutos restando de jogo no primeiro quarto. A grande diferença pró Dallas foram os pontos de jogadores provenientes do banco: 10 a 3. O primeiro quarto foi vencido pela equipe da casa por 29 a 21.

Dallas demorou a jogar no segundo quarto. Após cinco pontos em sequência da equipe de Oklahoma City, os primeiros pontos de Dallas vieram com Jason Terry após 2 minutos disputados no período. Oklahoma melhorou a defesa e foi encostando no placar com dois chutes de três pontos. Apostando em infiltrações, no chamado 'jogo de contato', Oklahoma conseguia muitas faltas e, consequentemente, mais lances livres, três vezes mais do que Dallas, que chutava mais. O problema para a equipe da casa era que o aproveitamento nos arremessos de quadra caíram bastante no período. No segundo quarto, começou a aparecer a eficiência defensiva de Serge Ibaka, que já começava a tomar conta do garrafão de Oklahoma com seus tocos. Oklahoma City Thunder passou à frente pela primeira vez quando restavam sete minutos de jogo (36x37). Dallas retomou a vantagem num emocionante minuto final, quando melhorou a marcação e Jason Terry brilhou no ataque. Quarto vencido por Oklahoma City por 28 a 23, e vantagem de Dallas ao intervalo: 52 a 49.

Início de segundo tempo movimentado, com alternância de liderança constante. Ibaka seguia com seus tocos espetaculares e Russell Westbrook era um 'monstro' em quadra, resolvendo para Oklahoma e fazendo o time do Noroeste abrir sua maior vantagem na partida no jogo (62x56), que foi ameaçada apenas no fim do quarto, com a volta de Jason Terry à quadra. De qualquer forma, o terceiro quarto foi mais um vencido pelos visitantes: 22 a 14 no período e 71 a 66 para Oklahoma no jogo.

Duas faltas técnicas no início do quarto decisivo fizeram o técnico Rick Carlisle, de Dallas, ser eliminado do jogo. A falta de tranquilidade de seu treinador também era evidente na equipe da casa. Oklahoma City era mais eficiente defensiva e ofensivamente e, aos poucos, foi expandindo sua vantagem. Já que Nowitzki seguia apagado em Dallas, Jason Terry era o responsável por manter os donos da casa no jogo. O Mavericks acertou a defesa, mas cometia vários erros no ataque, que impediam que a equipe empatasse, ou até virasse. O jogo foi se mantendo equilibrado até o fim, mas Russell Westbrook foi o fator de desequilíbrio. Restando 40 segundos de jogo, ele mandou uma bola de três ponos e fez Oklahoma abrir 7 pontos. A noite era mesmo dele, que definia a partida ali. Placar final: Dallas Mavericks 86x95 Oklahoma City Thunder.

Ficha do Jogo:

Dallas Mavericks 86x95 Oklahoma City Thunder
1º tempo: 52x49 (29x21 e 23x28)
2º tempo: 34x46 (14x22 e 20x24)

DALLAS:
Começaram: 3-Rodrigue Beaubois, 25-Vince Carter, 0-Shawn Marion, 41-Dirk Nowitzki e 28-Ian Mahinmi.
Entraram: 9-Yi Jianlian, 31-Jason Terry, 34-Brandan Wright e 13-Delonte West.
Técnico: Rick Carlisle

OKLAHOMA CITY:
Começaram: 0-Russell Westbrook, 14-Daequan Cook, 35-Kevin Durant, 9-Serge Ibaka e 5-Kendrick Perkins.
Entraram: 13-James Harden, 4-Nick Collison e 15-Reggie Jackson.
Técnico: Scott Brooks

Local: American Airlines Center, em Dallas (EUA).
Público: 20316 torcedores

Cestinhas: Russell Westbrook (OCK) - 33 pontos; Jason Terry (DAL) - 25 pontos)

Arbitragem: Ron Garretson, Michael Smith e Mark Ayotte


0 comentários :

Postar um comentário