sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em confronto de estreantes, SESI se complica, mas vence Rio do Sul pela Superliga Feminina

De São Paulo. 

25/02/2012 - Os dois estreantes da Superliga Feminina de Vôlei entraram em quadra na noite dessa sexta (24) pela 7ª rodada do returno da primeira fase da competição. E mostrando ao público que vieram para a elite do vôlei com o objetivo de fazer bonito, SESI-SP e Rio do Sul/Unimed/Delsoft travaram um disputado duelo na Vila Leopoldina, zona norte de São Paulo. A suada vitória foi da equipe paulista, por 3 sets a 2, com parciais de 21/25, 25/19, 25/14, 22/25, 15/10.

O favoritismo do SESI no papel não foi determinante dentro de quadra. Contando com jogadoras mais experientes, o time entrou pressionado após a derrota sofrida na última rodada para o Pinheiros e deixou Rio do Sul acreditar na vitória em vários momentos. Em uma noite de pouca inspiração do ataque paulista, o bloqueio catarinense é que fez a festa, anotando 18 pontos. Mas a superioridade do SESI pesou nos momentos decisivos, levando o time de Talmo de Oliveira a sua 12ª vitória em 18 jogos na Superliga.

O grande destaque da noite foi da equipe derrotada. A ponteira Ellen marcou 22 pontos e foi a maior pontuadora do jogo. Pelo SESI, Elisângela e Marina marcaram 19, tendo a primeira recebido o Troféu Viva Vôlei de melhor jogadora em quadra. Nati Martins também teve boa atuação e marcou 18 vezes. Com o resultado, as duas equipes subiram uma posição na tabela. O SESI agora aparece em 4º, com 37 pontos, e as catarinenses em 10º, com 11. Mas o SESI ainda pode ser ultrapassado pelo Usiminas/Minas, que entra em quadra nesse sábado contra o Sollys/Nestlé.

 A experiência do Sesi fez a diferença contra a jovem equipe de Santa Catarina 
O jogo começou bem disputado, mas com Rio do Sul parando o ataque adversário em diversas ocasiões. Foram 8 pontos só em bloqueios das catarinenses. O SESI, por sua vez, apostava no saque para segurar as adversárias. O placar se mantinha apertado até o 16º ponto, sem que ninguém conseguisse abrir muito. Mas se de um lado as ponteiras Sassá e Soninha estavam longe de apresentar seu melhor jogo, do outro havia Ellen, revelação dessa Superliga, para resolver. A jovem de 20 anos anotou o 24º ponto de sua equipe com um ataque pela entrada de rede e, em seguida, fechou a parcial com um bloqueio em Elisângela. 25 a 21 e festa das catarinenses.

O segundo set começou com boa participação de Soninha, que cresceu no ataque e ajudou o SESI a chegar à primeira parada técnica vencendo por 8 a 4. As donas da casa assumiram o controle do jogo e dificultaram a vida de Rio do Sul na recepção. Numa boa sequência de Sassá no saque, o placar chegou a 15 a 9 e, pouco depois, a 19 a 13. Bem na definição dos contra-ataques, Elisângela era a bola de segurança de Dani Lins. O Rio do Sul até cresceu no final, com bons ataques de Wime e Mayhara e um bloqueio de Paula Barros em Soninha. Mas a vantagem do SESI era grande e em dois bloqueios seguidos de Marina, um em Ellen e o outro em Priscila, as paulistas venceram por 25 a 19, empatando o jogo em 1 a 1.

No terceiro set, o Rio do Sul promoveu uma troca de líbero, pois Nine, que vinha bem no jogo, sentiu dores na coxa direita e teve de deixar a quadra. Assim, Rogério Portela deslocou Letícia para a posição e trouxe do banco Priscila para o ataque. A equipe sentiu as alterações e não ofereceu resistência, permitindo que o SESI abrisse logo 10 a 3, com um ataque de Soninha. Mas as donas da casa relaxaram e deixaram as adversárias se aproximarem. Sacando bem e acertando sua defesa, Rio do Sul voltou a decidir os pontos, tornando a vida de Dani Lins mais difícil, pois o desempenho de suas atacantes de extremidade não era bom. Buscando jogar mais pelo meio de rede com Nati Martins e Marina, a levantadora conseguiu driblar a marcação adversária, o SESI voltou a dominar o jogo e venceu fácil por 25 a 14, após um bloqueio em Priscila.

Insatisfeitos com o desempenho de suas ponteiras, ambos os técnicos promoveram modificações na escalação para o 4º set. Talmo apostou em Jéssica no lugar de Sassá e Rogério colocou Angélica na vaga de Priscila. Até a primeira parada técnica, quem se deu melhor foi Talmo, pois seu time abriu 8 a 5, após uma bomba de Elisângela pelo meio fundo. Mas o SESI passou a acumular erros e logo viu Rio do Sul empatar e virar o placar, com Ellen. A partir daí, a ponteira fez um estrago do outro lado, virando bolas em sequência, auxiliada pelo bom desempenho de Wime na saída. Soninha ainda fez boa passagem pelo saque, mas ficou difícil para o SESI segurar o bom momento das jovens adversárias. Em um ataque para fora de Sassá, de volta ao jogo, o Rio do Sul venceu por 25 a 22.

O tie-break começou de forma emocionante. Nos dois lados, os destaques na pontuação confirmavam pontos e se um time abria vantagem, o outro logo se recuperava e virava. O Rio do Sul abriu 7 a 5, mas Elisângela apareceu bem pelo fundo, Ellen errou pela entrada de rede e Priscila falhou na tentativa de controlar o saque de Dani Lins, fazendo com que as equipes trocassem de quadra com o SESI à frente. A experiência começou a fazer a diferença e, no momento decisivo do jogo, as donas da casa neutralizaram suas oponentes, com Marina fechando a rede no bloqueio. Após um ataque para fora de Angélica, o SESI venceu o tie break por 15 a 10, e o jogo por 3 sets a 2.

Na próxima rodada, o SESI terá pela frente o Vôlei Futuro, em Araçatuba, na segunda-feira, enquanto que na terça o Rio do Sul irá até o ABC enfrentar o BMG/São Bernardo.

SESI-SP:
Começaram: Dani Lins (5), Elisângela (19), Sassá (8), Soninha (13), Marina (19) e Nati Martins (18). Líbero: Michelle.
Entraram: Roberta, Jéssica (4), Marcela e Teny (1)
Técnico: Talmo de Oliveira

RIO DO SUL/UNIMED/DELSOFT
Começaram: Ana Paula (4), Wime (19), Ellen (22), Letícia (1), Mayhara (11) e Paula Barros (9). Líbero: Nine
Entraram: Angélica (2), Cláudia, Luciana e Priscila (1)
Técnico: Rogério Portela

0 comentários :

Postar um comentário