De Belo Horizonte.
A atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior nos trouxe surpresas ainda na primeira fase. Três gigantes do futebol nacional foram eliminados bem cedo. Flamengo, Atlético Mineiro e São Paulo decepcionaram seus torcedores e já deram adeus à Copinha. Como vocês puderam perceber, eu deixei o "decepções" entre aspas no título, porque não podemos encarar o significado exato da palavra em situações assim. É claro e evidente que o objetivo principal das categorias de base é a formação de atletas, obviamente. Os títulos ficam em segundo plano nas Categorias de Base e num torneio festivo como vem se tornando essa Copa São Paulo. Mas, de qualquer forma, o torcedor faz seu papel torcendo pelo clube e, de qualquer forma, a vitória, querendo ou não, é uma mostra de que algo de positivo pode estar sendo feito.
Vamos falar primeiro do clube carioca. O Mengão estava no Grupo I, sediado na cidade de São Carlos. O Flamengo sai da competição com três pontos, sem ter vencido uma partida sequer (empatou todas). Na primeira rodada, um 0 a 0 amargo com o desconhecido Aquidauanense; no segundo desafio, novo empate, dessa vez com o União São João, agora por 1 a 1; na última e decisiva rodada, o Flamengo precisava vencer o São Carlos, time da casa, para se classificar. Novo empate: 2 a 2. O São Carlos ficou com a vaga do grupo. Os destaques negativos da equipe rubro-negra ficaram por conta daqueles de que se esperava mais. Muralha, Thomás e Adryan, destaques da base do clube (os dois primeiros disputaram o Brasileirão 2011), não repetiram a campanha do ano passado, onde o Fla foi o campeão, e jogaram mal. É a prova de que jogador que é promovido ao profissional e tem que retornar para a base volta "injuriado", se é que vocês me entendem.
Já o Galo também foi mal das pernas. A exemplo do ano passado, quando foi eliminado na primeira fase para um time de empresários (naquela oportunidade, o Olé Brasil), o roteiro foi o mesmo nesse ano. O Atlético chegou à última rodada dependendo apenas de seu futebol para vencer e confirmar a classificação mas acabou perdendo para o Desportivo Brasil por 2 a 0, resultado que deixou o clube na terceira colocação do Grupo R da Copinha, que foi sediado em Porto Feliz. Na primeira rodada, o Atlético venceu o CRB por 2 a 0; na segunda rodada empatou com o Criciúma em 1 a 1 e na última rodada foi derrotado, como dissemos.
O São Paulo também se deu mal na Copa São Paulo. Na noite de ontem, o Tricolor levou 2 a 1 do Grêmio Barueri, em partida válida pelo Grupo U da competição, que teve sede em Barueri. O torcedor também esperava mais de uma equipe com a estrutura que tem o Tricolor, que inclusive tem um CT disponibilizado para a categoria de base. O Tricolor iniciou a competição dando mostras de que poderia ser o grande favorito. Com extrema autoridade, bateu o Palmas por 10 a 0, a maior goleada da Copinha até o momento. Na segunda rodada, a preocupação: o São Paulo empatou sem gols com o Sergipe. E ontem "a casa caiu" pro Tricolor, que se viu surpreendido para o Barueri, que marcou muito bem o São Paulo e matou o jogo num contra-ataque perfeito.
É a Copinha nos relevando surpresas nessa primeira fase.
Confira todos os resultados da Copa São Paulo, clicando aqui. Confira as classificações dos grupos, aqui.
0 comentários :
Postar um comentário