De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
Por João Vitor Cirilo.
21/01/12 - O Usiminas/Minas conseguiu se reabilitar na Superliga Feminina de Vôlei. Em partida realizada na noite desta sexta-feira (20) na Arena Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, o Minas venceu o São Caetano por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 25/22. Minas vai a 19 pontos e se mantém na quarta posição, e torce contra o Unilever na partida de amanhã, contra Pinheiros. São Caetano permanece com seus seis pontos na nona colocação.
Herrera (atacando), ponteira do Minas, foi a maior pontuadora do jogo de hoje.
(Foto: Marcos Vieira / Diários Associados)
Apesar do 3 a 0, as coisas não foram muito fáceis para o Minas, que encontrou dificuldades contra as paulistas, que têm uma rede alta e dificultaram as coisas em determinados momentos do jogo. O mais importante no dia de hoje foi a mudança de postura da equipe mineira no dia de hoje. Minas se impôs desde o início, muito diferentemente do que aconteceu no jogo anterior. Minas vinha de uma derrota apática para o Unilever/Rio de Janeiro por 3 a 0, em que o time praticamente não entrou em quadra. Esse fator de o time jogar bem uma partida e mal na outra é que tem que ser trabalhado pelo técnico Jarbas Soares. Quem viu o Minas vencer Osasco em Belo Horizonte na sexta-feira da semana passada e viu pelo menos a ficha da partida contra o Rio de Janeiro se assusta pela diferença. Se Minas acertar essa postura e conseguir manter um nível regular de voleibol durante todos os jogos, as coisas poderão dar certo. Já São Caetano tem uma equipe recheada de jogadoras jovens, e com potencial. Se o treinador Hairton Oliveira conseguir extrair o máximo das atletas que tem em mão, a equipe do ABC paulista pode dar muitas alegrias a seus torcedores. Mas isso só vai acontecer com trabalho e paciência.
Destaque do confronto para a ponteira cubana Herrera, do Minas, que foi a maior pontuadora da partida com 20 pontos, atleta mais eficiente do jogo em ataques. A líbero Tássia, também do Minas, foi escolhida a melhor jogadora do jogo, e recebeu o Troféu Viva Vôlei. Tássia teve o melhor aproveitamento na defesa no jogo (em 22 ações, 15 perfeitas). Pelo lado de São Caetano, a maior pontuadora e melhor jogadora foi a meio-de-rede Carla, de 1,97m, que saiu de quadra com 13 pontos.
Minas volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 23, contra Mackenzie/Cia. do Terno, em Belo Horizonte. A partida acontecerá no ginásio do Mackenzie, às 18h30. Na terça, dia 24, São Caetano receberá Pinheiros, às 20 horas, em São Caetano do Sul.
Ao fim deste post, você confere algumas entrevistas gravadas após o confronto. Para conferir mais detalhes da Superliga Feminina de Vôlei, acesse a página especial da competição.
Detalhando o jogo
São Caetano começou a partida mostrando o porquê de ser o terceiro melhor bloqueio da competição. O time pontuava bastante neste fundamento e chegou a ter 3 pontos de vantagem no set. O problema é que as paulistas cometeram muitos erros sequencialmente, que fizeram com que Minas passasse à frente na metade do set. A vantagem trocou de mãos após a 2ª parada técnica, mas com boa atuação da cubana Daymi Ramirez, Minas retomou a vantagem e não a largou mais. 25/22, em 27 minutos.
Os erros continuaram frequentes na equipe do ABC paulista no início do segundo set, e Minas voltou pontuando em bloqueios. A equipe mineira esteve à frente durante todo o set, e São Caetano só incomodou quando Minas errou alguns ataques. Minas voltou a abrir vantagem após a metade do set, e São Caetano conseguiu reagir novamente à altura da segunda parada técnica, dessa vez com boas jogadas na ponta e explorando a altura na rede. De qualquer forma, Minas teve tranquilidade para fechar o set em 24 minutos. 25/21.
Minas tinha 2 a 0 no placar e parecia encaminhar a vitória com certa tranquilidade. Mesmo assim, São Caetano não se rendia e continuava jogando no mesmo nível, se mantendo colado no placar. Minas teve paciência e contou com o crescimento de Herrera no último quarto para fechar o set em 25/22, em 26 minutos.
Após o jogo, o técnico Jarbas Soares, do Minas, destacou a importância da vitória no dia de hoje para a recuperação de sua equipe na competição:
A levantadora Claudinha, do Minas, falou sobre a alternância de postura do Minas ao longo da competição, e também sobre o jogo de hoje:
Já a oposta Rosamaria, de São Caetano, que tem apenas 17 anos, deu a sua opinião sobre o que faltou na partida de hoje para sua equipe, e também falou sobre a questão da juventude de sua equipe:
Ficha do Jogo:
Usiminas/Minas 3x0 São Caetano
1º: 25/22
2º: 25/21
3º: 25/22
MINAS:
Começaram: 4-Claudinha, 1-Daymi Ramirez, 6-Mari, 12-Herrera, 8-Fernanda e 15-Natasha. Líbero: 3-Tássia.
Entraram: 7-Flavinha e 13-Dani Suco.
Técnico: Jarbas Soares.
SÃO CAETANO:
Começaram: 3-Macris, 12-Isadora, 14-Rosamaria, 9-Flávia, 6-Vivian e 7-Carla. Líbero: 18-Juliana.
Entraram: 4-Aline, 5-Isabela, 15-Mariana, 8-Fernanda e 1-Nayara.
Técnico: Hairton Oliveira.
Local: Arena Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte (MG)
Público: 822 torcedores
Arbitragem: Marcos Salles e Paulo Tárcio, ambos de Minas Gerais
0 comentários :
Postar um comentário