terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vem aí a 43ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Por João Vitor Cirilo,
de Belo Horizonte.


No próximo dia 3 de Janeiro de 2012, terça-feira da semana que vem, terá início em todo o estado de São Paulo a 43ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de Categoria de Base do nosso país e que é organizado pela Federação Paulista de Futebol, a FPF. A "Copinha", como tradicionalmente é chamada por aqueles que a acompanham, terá na edição 2012 96 clubes de todo o território nacional na disputa do título da competição que ao longo dos anos se torna vitrine para os garotos que se encontram na última categoria antes de serem promovidos a profissionais do futebol. Como dissemos anteriormente, a competição terá início no dia 3 de Janeiro e, como já é tradicional, se encerrará no dia 25 do mesmo mês, data de aniversário da cidade de São Paulo.

As 96 equipes estarão distribuídas em 24 grupos com quatro componentes em cada. Serão 23 as chamadas cidades sedes, já que São José dos Campos receberá as partidas de dois grupos (Grupos P e W). 

A forma de disputa é a seguinte: Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único dentro de seu grupo. O primeiro colocado de cada grupo se classifica, assim como os oito melhores segundos colocados. Havendo empate ao final da primeira fase, os critérios de desempate são, na ordem:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos;
e) Menor número de cartões amarelos;
f) Confronto direto (somente no empate entre 02 (dois) Clubes);
g) Sorteio público na sede da FPF.

A chamada segunda fase será disputada por 32 equipes, que fazem confrontos no sistema de "mata-mata". Em seguida, serão disputadas as oitavas-de-final, as quartas, as semifinais e a esperada final. Todas as partidas que terminarem empatadas, serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Em matéria de conquistas, o maior campeão da Copinha é o Corinthians-SP, com sete títulos; o Fluminense-RJ tem cinco conquistas, seguido pelo Internacional-RS com quatro; São Paulo-SP e Atlético-MG tem três canecos, enquanto Ponte Preta-SP, Nacional-SP, Portuguesa de Desportos-SP e Flamengo-RJ (atual campeão) tem dois títulos; com um título aparecem mais doze equipes: América-MG, América-SP, Cruzeiro-MG, Figueirense-SC, Guarani-SPJuventus-SP, Marília-SPPaulista-SPRoma Barueri-SP, Santo André-SPSantos-SP Vasco-RJ.

Para abrir 2012 com o pé direito, o Boleiros da Arquibancada trará cobertura completa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com equipe marcando presença nos estádios em algumas partidas da competição. Após as rodadas, nossos repórteres entram em campo trazendo análises e matérias especiais, além de resultados e classificações sempre atualizadas na página especial da competição, que estará disponível em breve aqui no nosso site.

0 comentários :

Postar um comentário