De Fortaleza.

Sempre fui das mais entusiastas defensoras da qualidade do futebol cearense. Futebol antigo, de muita história e de grandes craques. Quando se juntavam os torcedores na principal praça esportiva, o estádio Presidente Vargas, era sinal de um grande espetáculo em campo, com futebol de encher os olhos. Nao à toa, desfilaram seu futebol por aqui craques como Bececê, Moésio Gomes, Gildo, Mozart, Croinha, Beijoca, Luizinho das Arábias, Pintinho, Iarley, Gildo, Sérgio Mota, Magno Alves, Clodoaldo, Rinaldo... Não há quem não se encante com o futebol arte dessas autoridades.
Ultimamente, tais craques não tem mais aparecido com tanta frequência por essas bandas. Talvez como consequencia, o amado futebol cearense não teve um grande 2011. Um ano para se esquecer, com toda a certeza. Quer ver?
Ferroviário. O torcedor coral, amante do tão querido Ferroviário, de grandes feitos no futebol estadual e nacionalmente falando, amargou um quase rebaixamento no Campeonato Cearense. Assim, o Tubarão da Barra não conseguiu disputar a 4ª divisão do Brasileirão. Para o ano de 2012, o Ferrão escolheu como presidente o mineirinho Vanderley Pedroza, (que protagonizou um dos episódios mais cômicos do ano, faltando no dia da própria posse!) e como diretor de futebol o ex-jogador (e grande craque) Bechara. Ambos trabalham quietinhos, buscando um 2012 melhor, mas bem melhor.
Guarani de Juazeiro. Os torcedores do Guaraju não viveram propriamente um ano péssimo. Conseguiram o vice campeonato cearense e vaga para a Série D - mas o ano com certeza seria bem melhor se não tivesse levado 5 a 0 do Ceará na final e tivesse passado da 1ª fase do nacional. Brincadeiras à parte, o Leão do Mercado também visa corrigir os erros desse 2011 e já tem quase tudo pronto para o ano que vem.
Guarany de Sobral. Esse, começou o ano extasiado com a conquista de "primeiro clube cearense a ganhar uma competição nacional, a Série D de 2010". Divisão nova no Brasileiro, o time conseguiu o "nada espetacular" 5º lugar no cearense. Na Série C, teve a oportunidade de se classificar por si próprio para a segunda fase, já que o Fortaleza o ajudou indiretamente goleando o CRB. Entretanto, o time sobralense não fez o menor esforço para vencer o Campinense (por aqui, descutiu-se que o Guarasol poderia estar tentando prejudicar o rival Fortaleza) e acabou sem sua vaga para a 2ª fase da disputa. O torcedor começa esse ano com os pés no chão e com vontade de conquistar algo a mais.
Fortaleza. Ah, Fortaleza Esporte Clube... Esse, já não vive grande fase à tempos. Série C dissipa o coração dos apaixonados torcedores do Tricolor de Aço. Em 2010, o time viveu a magia de conquistar o tetracampeonato estadual - magia essa, que só durou até o time ser eliminado, logo na primeira fase do inferno da Terceirona. O que já não era bom, conseguiu ficar pior em 2011: Além de perder o penta, conseguindo apenas a terceira colocação do cearense, viu o rival Ceará levar o caneco. Mais problemas também no Brasileirão: a torcida fez o possível e o impossível (lotar amistoso contra um time da segundona cearense é impossível!), mas o time quase foi rebaixado de divisão. Para o ano que vem, o time visa não cometer mais os mesmos grandes erros do ano em curso e levar o Fortaleza pra bem longe da terceirona...
Icasa. Nem a reza braba dos juazeirenses para "Padim Pade Ciço" salvou o Verdão do péssimo ano cearense. No início do ano, o "desmanche" do elenco levou jóias como Júnior Xuxa, Marcelo Pitol e Assisinho para o futebol paulista. Sem seus principais jogadores, o Icasa não conseguiu fazer metade do que se esperava dele no Campeonato Cearense e terminou com o modestíssimo 7º lugar. Na Serie B, o Verdão do Cariri acabou rebaixado. Ano que vem, o time da terra de Padre Cícero irá tentar se reerguer do baque do rebaixamento.
Ceará. O ano parecia ser dos melhores para o Vozão. Afinal, iniciou o ano conquistando o Cearense e fazendo grande campanha na Copa do Brasil. Mas a bruxa estava solta para todos, e não perdoou nem o campeão cearense. O alvinegro de Porangabuçu não passou da 1ª fase da aguardada Sul-Americana, e pra terminar, não se salvou da queda para a segundona. O vovô ainda está atordoado, contabilizando os prejuísos futebolísticos e econômicos. Garanto que não são dos menores. Pra 2012, o desejo de voltar pra elite é o maior do Vozão...
Que tristeza. Os torcedores cearenses só pedem para o Papai Noel um ano mais tranquilo. Um ano condizente com a tradição e a qualidade do futebol cearense. É complicado entender, dificíl de compreender. 2012 vem aí....
0 comentários :
Postar um comentário