De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
Por João Vitor Cirilo.
31/12/11 - Liverpool e Newcastle realizaram partida válida pela 19ª rodada da Premier League na noite de ontem (30), no Anfield Road, em Liverpool. Fazendo valer o dever de mandante, os donos da casa venceram por 3 a 1, com dois gols de Craig Bellamy e um de Steven Gerrard. O gol da equipe londrina também contou de um jogador do Liverpool, que saiu num cabeceio de Cabaye, onde a bola desviou no zagueirão Agger antes de entrar.
Bellamy, o melhor do jogo de ontem.
(Foto: Getty Images)
O jogo de ontem teve alguns destaques. Bellamy segue sendo um jogador muito útil, principalmente contra o Newcastle, equipe contra a qual ele já marcou cinco vezes nas últimas quatro partidas que disputou. Brincadeiras à parte, o atacante foi o melhor da partida durante dois terços do jogo. Demonstrando muita vontade, ele carregou o time do Liverpool durante o primeiro tempo e início do segundo, inclusive tendo marcado dois gols. Um deles num rebote pego dentro da área e um chute firme, e outro cobrando falta e contando com a ajuda do atacante Carroll que confundiu a zaga e também contando com a lambança do zagueiro Simpson que atrapalhou o goleiro Krul. Gol estranhíssimo, mas também vale. Aproveitando que citamos o Andy Carroll, vamos falar do atacante do Liverpool no próximo parágrafo.
Outra reflexão a ser feita é: o atacante Andy Carroll é mesmo um jogador de 35 milhões de libras? Se me permitem, deixo a resposta: não, não é. Um atacante que ainda não demonstrou o porquê de sua contratação pelo Liverpool. Carroll não demonstra confiança na maioria dos momentos da partida, talvez atrapalhado pela pressão, quem sabe. Eu ainda acho que ele não tem técnica suficiente para vestir a camisa 9 de um clube como o Liverpool. Talvez seria um bom reserva. Carroll foi o artilheiro da Championship (Segunda Divisão do Futebol Inglês) na temporada passada pelo Newcastle, e o Liverpool buscou por um preço exorbitante, algo em torno de 100 milhões de reais. Na partida de ontem, por exemplo, um domínio de bola dele com a canela no segundo tempo, após passe de Steven Gerrard (de quem iremos falar na sequência), deixou clara a sua falta de qualidade. Pode ser que a confiança volte quando ele conseguir um gol, mas não o vejo como um bom substituto para o Torres, que saiu no ano passado para o Chelsea também por um preço exorbitante e nada demonstrou.
O ídolo e capitão do Liverpool, Steven Gerrard. Sua entrada na segunda etapa foi fundamental para a equipe.
(Foto: Getty Images)
Falemos do capitão Gerrard. Atrapalhado por uma série de lesões ao longo do ano, o craque do Liverpool fez apenas a sua partida de número 15 no ano de 2011. Como titular, ele atuou em apenas duas, para se ter uma ideia. Mesmo assim, ainda longe do ideal, fisicamente falando, a diferença que ele faz na equipe é algo notável. Quando ele entrou na equipe de Liverpool, a partida estava empatada em 1 a 1 e o jogo dava mostras de que se configuraria como sofrível para o torcedor. Gerrard entrou e chamou a responsabilidade. Deu, no mínimo, quatro passes visando o ataque, e nenhum deles foi aproveitado. Se tentando ser garçom a sua equipe não aproveitou, ele fez as vezes de atacante. Recebeu a bola à frente após passe Jordan Henderson e esperou a saída do goleirão para tocar por baixo, quase sem ângulo. Ele fez e faz a diferença.
Falando um pouco do Newcastle. Um time que deseja alcançar uma vaga em competições europeias deveria se empenhar um pouco mais na busca pela vitória. A postura do Newcastle na noite de ontem foi totalmente defensiva, sendo que, além do gol marcado, a equipe só teve uma outra chance clara, quando Demba Ba finalizou por cobertura e o zagueiro Skrtel salvou em cima da linha. Mais nada. Não mereceu vencer, não mereceu empatar. Está na sétima colocação (30 pontos) e de lá não sai nessa rodada.
O novo quinto colocado Liverpool (34 pontos, pode ser ultrapassado caso o Arsenal vença hoje) volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 2, onde enfrenta o atual líder Manchester City, no City of Manchester Stadium. Já o Newcastle enfrenta o outro Manchester, o United, no St. James Park, em Londres, no mesmo dia. As duas partidas estão marcadas para as 11 horas da manhã, no horário de Brasília.
0 comentários :
Postar um comentário