De São Paulo
No último programa do Boleiros da Arquibancada, introduzi a NFL, pela primeira vez no Blog. Como disse, estava cansado de ver uma das 38 rodadas (que nunca acabam) do campeonato brasileiro e fui me "enturmar" com outros esportes (acho que conheço quase todos agora).
Apesar de não ser um esporte da cultura brasileira, o Futebol Americano vem crescendo (juro, não é lorota) entre os esportes favoritos dos brasileiros. Graças aos canais ESPN, com os inconfundíveis Everaldo Marques e Paulo Antunes nas transmissões, pessoas passam madrugadas à fundo vidradas na telinha assistindo o esporte da bola oval.
Outra qualidade do esporte é os dias da semana que passam as partidas. Tem o Sunday Night Football (Noite do futebol de domingo) e o Monday Night Football (Noite do futebol de segunda), e ainda, quando as pessoas começam a sentir "o gostinho de quero mais, vem as transmissões de quinta à noite, o Thursday Night Football. Genial! Reclamamos sempre que o domingo à noite e a segunda-feira são os piores dias da semana, seria uma boa, o que acham?
Além disso, o esporte mostra cenas de superações (todos os esportes mostram isso, mas aqui a pegada é outra) como no filme desafiando gigantes:
É claro que ainda tem alguns negativos que impedem a aproximação. As regras do jogo, as faltas, posições, sistema de disputa e a agressividade dos jogadores. Mas em suma, é mais fácil aprender o esporte do que fazer uma prova de Cálculo Estequiométrico por exemplo (amigos químicos me perdoem, mas é a realidade). Temos a grande facilidade de aprender novas coisas, só para ajudar aqui vai as principais dicas para aprender o esporte da terra do Tio Sam:
- O jogo consiste em levar a bola além da linha extrema do campo do seu adversário, marcando assim o Touchdown (TD).
- Vale lembrar que o campo profissional de Futebol Americano tem 120 jardas, aproximadamente 109 metros (adortando 1 jarda como 0,91m).
- Cada time tem 11 jogadores cada, sendo ilimitado o número de substituições. É comum o treinador mudar muitos jogadores por jogada.
- Cada time tem o objetivo de avançar até o fim do outro campo, mas para isso, é feita a seguinte divisão: Cada time tem que avançar 10 jardas em no máximo quatro jogadas. Como é de praxe na NFL, os times fazem a primeira, segunda e a terceira descida, caso cheguem à quarta (descida = jogada) é comum fazer o Punt (aquele chute que o jogador pega a bola na mão e isola para o lado adversário) ou se estiver em uma posição razoável, que dê para fazer um Field Goal* (chute ao gol), aquele mesmo que o brutamonte tenta acertar o garfo gigante. Alguns chutadores (kickers) conseguem acertar field goals de 62 ou 65 jardas.
- Quando algum dos juízes marca uma falta, é jogado um pano amarelo, chamado de Flag. Dependendo da falta, é atribuído um valor fixo de jardas de penalização. As faltas mais comuns contra o ataque são:
Interferência no passe ofensivo (10 jardas) - quando um jogador interfere com um defensor que tenta receber um passe;
Agarrar (10 jardas) - quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio.
Faltas contra a defesa
Interferência no passe - na NFL, um primeiro down automático e a bola é movida para frente até ao local da interferência - uma penalidade devastadora se a jogada for um passe longo. No futebol universitário e escolar, 15 jardas e uma primeira descida automática;
Agressão ao passador (15 jardas) - quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe em frente.
É claro que não podemos esquecer também dos equipamentos de proteção dos atletas, que tem quase 80% do corpo coberto por materiais que os protegem por impacto. Mas se você pensa que se vestir daquele jeito fica blindado eternamente, se enganou, dependendo da batida o capacete do adversário pode fazer estragos, por isso algumas jogadas como batida de capacete com capacete são proibidas.
Esclarecimento quanto às principais pontuações
Touchdown (TD) 6 pontos;
Field Goal 1 ponto: se for lance extra, ou seja, ocorrido após a conversão de um TD;
Field Goal 3 pontos: Se for convertido entre um das quatro descidas;
Conversão de 2 pontos: Após o TD o jogador tem duas opções, ou ir para o Field Goal (menos arriscado, porém só vale um ponto) ou tentar uma nova descida de 2 jardas, que é mais arriscada, entretanto vale dois pontos.
Caros amigos, o esporte não é tão complicado, mas também não é da primeira vez que já assistimos o esporte e já aprendemos tudo, porém é possível relevar muito das regras, além de contar com toda a didática dos narradores.
Pois bem, o intuito é inserir opções novas de esportes e lazer. Não quer dizer que proponho que consumamos a cultura estadounidense e vivamos vidrado nela, não, não é isso, todavia oferecer um leque a mais de esportes. Eu por exemplo, nunca trocaria o futebol tradicional para assistir o futebol americano, mas gosto, nas horas vagas, é legal. Como por exemplo, o futebol brasileiro (sim o campeonato brasileiro) acaba no meio de dezembro, que tal assistir um jogo, e eles jogam em todo feriado, no natal ou no ano novo.
Dica: Se não tiver tv a cabo, acesse o vertvonline.com ou assistirtvonline.com e clique nos ícones dos canais ESPN.
Que tal a sugestão? Gostou? Não Gostou? Tem dúvidas? Comente aqui mesmo ou entre em contato conosco, sobre qualquer dúvida.
Hoje a bola oval esteve comigo Gilmar Junior, agora repasso ao Fanfarrão mas competentíssimo Arthur Stabile que não sabe segurar uma criança (veja o Facebook dele), mas tem total capacidade de segurar a onda em seus bons textos. O cara critica bem.
Créditos das fotos: Site da NFL e Divulgações em geral
Até a próxima! Abraço à todos.
P.S.: O post é dedicado aos colegas: Guilherme Barboza e Adriano Siqueira.
Link com as regras: http://contenti1.espn.com.br/pdf/nflregras.pdf
Posicionamento dos jogadores: http://contenti1.espn.com.br/pdf/nflposicionamento.pdf
0 comentários :
Postar um comentário