domingo, 16 de outubro de 2011

Vasco vence Atlético em vinte minutos e mantém segundo lugar

De Belo Horizonte.

Jogando em São Januário e se impondo contra seu adversário, o Vasco venceu o Atlético-MG por 2 a 0 nessa noite. Os gols foram marcados no primeiro tempo. O primeiro foi de Élton, aos 2 e o segundo gol surgiu aos 18 minutos, com Fágner. A postura inicial do Vasco foi fundamental para a vitória.

O resultado positivo mantém a briga ponto a ponto pela liderança. O Vasco segue na segunda colocação, com 54 pontos.

O Vasco volta a jogar no domingo. Em Salvador, visita o Bahia às 16 horas. Antes disso, no sábado, o Galo enfrentará o Fluminense, às 18 horas, no Engenhão.

(Foto: Adalberto Marques / Agência Estado)

O jogo começou à todo vapor. São Januário tomado de gente era um motivador a mais à favor do Vascão, que começou jogando em cima do Galo que, com menos de dois minutos, cedeu à pressão vascaína. Diego Souza criou jogada e deu bom passe para Élton que soltou uma bomba, no ângulo, sem chances para Renan Ribeiro. 1 a 0.

E o Atlético pareceu ter esquecido de entrar em campo, talvez pela mudança no esquema montado pelo técnico Cuca. Nas ausências de seis atletas, Cuca optou por escalar o time com três volantes e o que se viu foi uma grande desorganização na intermediária defensiva do clube mineiro. Após o gol, a pressão vascaína continuou. Numa falha da zaga atleticana, Diego Souza subiu sozinho e cabeceou para o gol, na segunda trave. Se não fosse Renan Ribeiro, o gol era certo. A bola ainda bateu na trave antes de sair.

O Vasco resolveu tirar o pé do acelerador e deu campo pro Atlético que começou a sair com um pouco mais de calma. De qualquer forma, a armação de jogadas do lado atleticano era uma tristeza. Não saía nada e, quando saía, ninguém finalizava. Uma cobrança de falta "mal ensaiada" que resultou num passe totalmente equivocado foi o retrato do momento do Galo.

E se o Galo não demonstrava qualquer qualidade, o Vasco foi atrás de seu segundo gol. E o achou aos 18 minutos, numa falha da defesa do Atlético. Élton disputou a bola com três defensores e ganhou. A bola se ofereceu para Fágner, que empurrou para as redes. 2 a 0.

A equipe cruzmaltina seguiu pressionando e Renan Ribeiro seguiu salvando o Atlético. A primeira chance defendida foi a mais bela delas, após cobrança de falta de Felipe Bastos, no ângulo. A segunda veio numa bomba de Nilton, aos 33 minutos. Vendo sua equipe envolvida pelo Vasco, Cuca decidiu mexer no Atlético e tentar consertar o sistema defensivo: O zagueiro Lima entrou na vaga do meia Renan Oliveira, ficando o Atlético com três zagueiros e sem armação.

O Vasco marcou bem e não deu espaços para o Atlético, que seguiu até o final do primeiro tempo nas trocas de passes sem objetividade. O Vasco assistiu.

O Atlético tentou voltar para a segunda etapa com uma postura diferente. Tentando reagir, começou o segundo tempo pressionando o Vasco em seu campo de defesa. Só deu Galo nos primeiros dez minutos.

Até o zagueiro Leonardo Silva subiu ao ataque para ajudar. E quase saiu o gol em jogada construída por ele. Aos três minutos, Prass evitou o gol do zagueiro atleticano. Aos 7 minutos, Prass evitou o gol novamente, desta vez numa cabeçada firme de Magno Alves.

O ímpeto ofensivo do Atlético durou até os 16 minutos, quando Serginho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A arbitragem se equivocou nesse lance.

E daí para frente voltou a acontecer um pouco do que ocorreu na primeira etapa. O Atlético tocava bola mas não conseguia concluir. O Vasco saía de vez em quando e levava perigo. Mas ficou por isso mesmo. O 2 a 0 mantém o Vasco em segundo lugar no Brasileirão 2011.


Ficha do Jogo:

Vasco 2x0 Atlético-MG

VASCO:
1-Fernando Prass
23-Fágner
26-Dedé
33-Renato Silva
17-Julinho (27-Diego Rosa)
5-Nilton
21-Felipe Bastos
35-Allan (45-Leandro Chaparro)
10-Diego Souza
7-Éder Luís (31-Bernardo)
39-Élton
Técnico: Cristóvão Borges

ATLÉTICO:
30-Renan Ribeiro
26-Carlos César
22-Werley
4-Leonardo Silva
39-Eron
20-Richarlyson (36-Jonatas Obina)
7-Serginho
25-Fillipe Soutto
10-Renan Oliveira (6-Lima)
11-Magno Alves
40-Neto Berola (34-Didira)
Técnico: Cuca

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro.

Árbitro: Fabrício Neves Correia (RS)
Auxiliares: Júlio César Rodrigues Santos (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

Cartões amarelos: Julinho, Renato Silva, Nilton (Vasco); Carlos César, Serginho (Atlético)
Cartão vermelho: Serginho (Atlético)

0 comentários :

Postar um comentário