sábado, 29 de outubro de 2011

Minas vence clássico contra o Cruzeiro num jogaço pelo Mineiro de Vôlei

De Belo Horizonte.

29/10/11 - Quem foi à Arena JK na noite desta sexta-feira teve a oportunidade de acompanhar uma grande partida de voleibol. Jogando em seus domínios, o Minas conseguiu uma bela e reanimadora vitória sobre o Cruzeiro, pelo placar de 3 a 2, pelo Campeonato Mineiro. As parciais foram de 25/22, 22/25, 25/23, 15/25 e 15/12.

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro fizeram uma partida digna de um superclássico de grandes equipes. Isso se olharmos o fator de emoção, superação. Muitos erros e "apagões" apareceram de ambos os lados e isso foi destacado por ambas as equipes, como você pode conferir nas entrevistas após o jogo, logo abaixo. Falamos com o técnico do Minas, Marcelo Fronckowiak, com os atletas do Minas, Anderson, Bruno e Marcelinho, e com Filipe e Serginho do Cruzeiro.


Edinho, oposto do Minas, foi o maior pontuador da partida com 21 pontos. Do lado do Cruzeiro, o melhor foi Filipe, com 19. Com esse resultado, o Minas chega à sua sexta partida na competição e está com três vitórias. Já o Cruzeiro teve sua primeira derrota na noite de hoje, já havendo vencido as suas três partidas anteriores. Nos próximos parágrafos, falaremos um pouquinho do que foi o jogo.

O Minas não teve o levantador Marcelinho, que teve uma infecção intestinal durante a semana e foi poupado pelo técnico Marcelo Fronckowiak, permanecendo apenas no banco de reservas. Em compensação, o ponteiro Lucarelli fez sua primeira partida pelo clube, entrando no decorrer do primeiro set e permanecendo em quadra com a lesão de Manius, no terceiro set. Já no lado do Cruzeiro os desfalques foram Wallace e Maurício, que estão com a seleção brasileira na disputa dos Jogos Pan-Americanos.

Logo nos primeiros minutos do jogo, problemas com a rede foram responsáveis por parar a partida três vezes. Resolvido o problema e com a bola em jogo, se viu um Cruzeiro um pouco desligado e errando muito. Foram quatorze erros apenas no primeiro set. Enquanto isso, os opostos do Minas estavam muito bem na partida. O torcedor do Cruzeiro, presente na Arena JK, até tentou empurrar sua equipe, vendo o apagão geral acontecido na equipe celeste. Se os opostos do Minas estavam bem, Alemão, do Cruzeiro, errava tudo. O ponteiro cubano Sanchez também. Tanto que saiu na primeira etapa e só voltou no final da partida. Apesar do técnico do Cruzeiro Marcelo Mendes ter tentado consertar os problemas nos pedidos de tempo, não deu resultado. Minas 25x22 Cruzeiro em 26 minutos, num primeiro set de muitos erros de saque, para ambos os lados.

O Cruzeiro continuou desatento no início do segundo set. Os erros de saques prosseguiram aparecendo. O time não se acertava, cometendo erros infantis. Na primeira parada técnica, a vantagem minas-tenista era de cinco pontos. Tudo dava indícios que seria um set tranquilo para os donos da casa. Mas não foi. O Cruzeiro melhorou após a parada. Bem no bloqueio e mais ligado na partida, virou o jogo na metade do set, contando também com uma defesa forte. O Minas se desestabilizou, vendo seus ponteiros serem bem marcados pela equipe do Cruzeiro. Com a inversão do 5 em 1 após a segunda parada, o Minas voltou ao jogo, principalmente por causa do ponteiro Lucarelli e do oposto Anderson. Mesmo assim, não houve como impedir a vitória do Cruzeiro no set, devolvendo o 25/22 em 24 minutos.


No terceiro set, o Cruzeiro começou impondo o seu ritmo de jogo. A partida seguia acirrada. Do lado do Minas, Manius torceu o tornozelo pouco antes da primeira parada técnica e teve de sair de quadra. Lucarelli o substituiu. Ao decorrer do mais equilibrado set do jogo, o Cruzeiro passou a reclamar demasiadamente da arbitragem e viu o Minas passar à frente na reta final. Alemão, errando muito no jogo, saiu no final do set para a volta do cubano Sanchez, que melhorou a equipe azul, mas um erro de saque deu a vitória ao Minas no set. 25/23 em 28 minutos.

No início do quarto set, o que se viu foi um bom duelo na rede. O Cruzeiro se manteve sempre com boa vantagem sobre o Minas ao longo da parcial, e a vantagem só se aumentou. Antes da segunda parada técnica, o técnico minas-tenista Marcelo Fronckowiak já havia pedido os dois tempos que lhe eram de direito. O Minas não reagiu, apresentando problemas na armação de jogadas, sentindo a falta de Marcelinho. Em 20 minutos de set, 25/15 para o Cruzeiro.

Como não poderia deixar de ser, o jogo seguiu cheio de emoção e em alto nível no tie-break. Ponto a ponto, Minas e Cruzeiro seguiram firmes na disputa pela vitória. A pressão na arbitragem persistiu. Marcações confusas revoltaram os atletas. O Minas, elétrico, contou com o apoio do torcedor para se manter à frente do placar durante a maior parte do tempo e vencer o grande clássico. 15/12 no set que durou 17 minutos, e 3 a 2 na partida.

O Minas se recupera e ganha fôlego na competição e tem ainda dois importantes duelos pela frente. Já o Cruzeiro tropeça pela primeira vez na competição e tem que se animar para continuar na disputa.

Vale sempre lembrar que o Campeonato Mineiro de Vôlei de 2011 conta com cinco equipes que disputam a primeira fase em turno e returno. Os quatro primeiros fazem as semifinais e a final em jogo único, disputadas na casa do primeiro colocado da competição.

Próximas partidas do Minas:
Minas x Montes Claros, 11/11, às 19h30, em Belo Horizonte
Cruzeiro x Minas, 18/11, às 20h, em Contagem

Próximas partidas do Cruzeiro:
Olympico/Blumenau x Cruzeiro, às 20h, 01/11, em Belo Horizonte
Montes Claros x Cruzeiro, 04/11, às 19h30, em Montes Claros
Cruzeiro x UFJF, 15/11, às 17h, em Contagem
Cruzeiro x Minas, 18/11, às 20h, em Contagem

Ficha do Jogo:

Vivo/Minas 3x2 Sada/Cruzeiro
25/22
22/25
25/23
15/25
15/12

MINAS:
5-Rodriguinho
7-Manius
9-Bruno Temponi
11-Edinho
14-Otávio
15-Henrique
10-Polaco (líbero)
Entraram: 9-Lucarelli, 6-Luizinho, 1-Orestes e 18-Anderson
Técnico: Marcelo Fronckowiak

CRUZEIRO:
3-Alemão
4-Douglas
7-Willian
10-Sanchez
14-Rogério
18-Filipe
17-Serginho (líbero)
Entraram: 2-Daniel e 15-Lucas Lóh
Técnico: Marcelo Mendez

Local: Arena JK, em Belo Horizonte

Árbitro Principal: Laerte de Souza
Segundo árbitro: Anderson Caçador

Público pagante: 715 torcedores

0 comentários :

Postar um comentário