terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lusa sofre e tropeça em casa diante do Boa Esporte

De Belo Horizonte.

Jogando no Canindé, a Portuguesa tropeçou diante do Boa Esporte e ficou num empate por 1 a 1. A Lusa teve um jogador a menos durante toda a etapa final pois Ananias foi expulso no início do segundo tempo. Com este empate, os paulistas adiaram a comemoração pelo acesso à primeira divisão do ano que vem. De qualquer forma, é quase impossível que a Lusa não suba para Série A.

Após dominar o primeiro tempo mas não conseguir achar meios de concluir as jogadas em gol, a Portuguesa se viu surpreendida pela postura ofensiva do Boa na segunda etapa. Os mineiros dominaram totalmente a etapa final. A Lusa fez uma das suas piores partidas jogando em casa. Irreconhecível, teve pela frente um adversário que, a princípio, veio com a proposta de não ser tão agressivo, mas se encorajou por ter um homem a mais em campo.

A Portuguesa volta a jogar na próxima terça-feira, dia 18, às 20h30, contra o Vitória no Canindé. Já o Boa enfrentará o ABC, em Natal, na mesma data e horário.

(Foto: Agência Lance)

A noite no Canindé foi especial. A Portuguesa aderiu à campanha "Gorduchinha 2014", que tem o objetivo de homenagear Osmar Santos dando à bola da Copa do Mundo de 2014 o nome de "gorduchinha". A lembrança nos remete à grandes momentos, numa homenagem mais do que merecida ao maior profissional que o rádio brasileiro já viu/ouviu, o "pai da matéria", como Osmar é conhecido. Os atletas da Portuguesa entraram em campo vestindo a camisa da campanha.

A partida de hoje valeria muito na luta pela parte de cima da tabela. Mais para os mineiros do que para a Portuguesa, já praticamente garantida na Série A do ano que vem. Como já esperado, o Boa viria com uma postura um tanto quanto defensiva, pelo menos na escalação. Com um meio-campo povoado de volantes, restou a equipe mineira esperar algum contragolpe para tentar surpreender a Lusa que tentou fazer seu papel de mandante e vencer bem, garantindo, dessa forma, o acesso.

A Lusa começou partindo pra cima do Boa. Mas foi impedida de chegar ao gol, hora pela marcação de impedimento, hora pela trave. O Boa resolveu se arriscar no jogo. Aos 5 minutos, os mineiros resolveram sair de trás e, como quem não queria nada, acharam seu gol. Moisés, num forte chute da intermediária ofensiva, teve colaboração do goleiro Weverton para ver a bola entrar nas redes da Portuguesa, marcando o primeiro gol do Boa Esporte. 1 a 0.

Após o gol, o Boa se recuou e a Lusa veio pra cima. Tinha maior volume de jogo, mas tinha dificuldades para concluir as jogadas em gol, graças à forte marcação mineira na parte central do campo. O Boa estava com o contragolpe armado, mas também não conseguia incomodar o goleiro Weverton novamente. Essa foi a tônica do primeiro tempo. A Portuguesa com maior posse de bola, forçando a passagem mas não conseguindo concluir e o Boa louco para ver o apito final do árbitro Antônio de Carvalho Schneider.

A Lusa só conseguiu concluir em gol aos 44 minutos e nessa conclusão empatou a partida. Após o cruzamento vindo da direita, a defesa do Boa Esporte marcou bobeira e a bola sobrou para o zagueirão Rogério empurrar para as redes. 1 a 1. De tanto chamar o gol, o Boa acabou se encontrando com ele.

O Boa Esporte voltou sem Renato Xavier, substituído por Vinícius. E o Boa jogou melhor na segunda etapa. Criou chance clara aos 2 minutos, numa finalização de Ramon defendida por Weverton e viu as esperanças da vitória se aumentarem ainda mais quando Ananias, da Lusa, foi expulso aos 5 minutos. A equipe mineira voltou com maior ímpeto ofensivo e jogou em cima da Portuguesa. Foram várias chances criadas e a grande maioria delas só não entraram porque tiveram grande intervenção do goleiro Weverton. Teve bola na trave, chutes perdidos dentro da área e outras chances incríveis. Os paulistas tiveram sorte de sairem com um empate.

O destaque do jogo foi o meia Moisés. Antes volante no América Mineiro, teve importante papel na meia ofensiva do Boa Esporte. A maioria das jogadas passou pelos pés do jogador. De qualquer forma, nada de gols na etapa final.

O empate deixa tudo como estava antes da rodada. A Portuguesa está em 1º lugar, agora com 61 pontos. O Boa segue em 5º, com 47. Pode perder posição para o Sport, que ainda enfrenta o Bragantino na sexta-feira.

Ficha do Jogo:

Portuguesa 1x1 Boa Esporte

PORTUGUESA:
1-Weverton
2-Luís Ricardo
3-Rogério
4-Leandro Silva
6-Marcelo Cordeiro
5-Boquita
8-Guilherme
7-Lucas Gaúcho (16-Ivo)
10-Marco Antônio (14-Raí)
11-Edno
9-Ananias
Técnico: Jorginho

BOA:
1-Luiz Henrique
2-Olívio
3-Thiago Carvalho
4-Carciano
6-Marinho Donizete
5-Claudinei
7-Jean Cléber
8-Carlos Magno (17-Waldison)
10-Moisés (16-Maranhão)
11-Renato Xavier (15-Vinícius)
9-Ramon
Técnico: Nedo Xavier

Estádio: Canindé, em São Paulo.

Árbitro: Antônio de Carvalho Schneider (RJ)
Auxiliares: João Coelho de Albuquerque (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)

Cartões amarelos: Boquita e Ananias (Portuguesa); Carciano e Renato Xavier (BOA)
Cartão vermelho: Ananias (Portuguesa)

0 comentários :

Postar um comentário