domingo, 12 de junho de 2011

Numa corrida emocionante até o fim, Jenson Button conquista vitória histórica e espetacular

João Vitor,
de Belo Horizonte.

Quem pôde acompanhar o GP do Canadá de Fórmula 1 foi um privilegiado. Pelo menos quem assistiu ao fim da corrida, também o foi. Os ingredientes eram ótimos para quem gosta de emoção.
A chuva impediu que os pilotos largassem "normalmente". A corrida foi aberta com o Safety Car na pista e só na quarta volta o carro saiu e os ataques começaram.

Na F1, chuva é sinônimo de lambança. E quem a propiciou foi Lewis Hamilton. Sua corrida durou apenas dez minutos. O inglês tentou atacar Mark Weber e tocou a roda no carro do australiano. Os dois rodaram e perderam muitas posições. O mais prejudicado foi Weber, que perdeu dez posições. Ele ainda tentaria forçar a passagem pra cima de Schumacher. Sem sucesso. Ficou pra trás. Pra quem pensou que as lambanças acabariam, Hamilton fez questão de mostrar o contrário quando bateu em Jenson Button. Button foi prejudicado ao cair para a 12ª posição. Só que o maior prejudicado foi Lewis que bateu no muro e quebrou a suspensão traseira. Carro de segurança na pista novamente.

Na volta prova, Button foi punido, pois excedeu a velocidade permitida ainda com o Safety Car na pista. Teve que passar pelos boxes.

Com a chuva, à altura da volta 19, Massa deu sorte. Isso porque muitos já tinham parado para as trocas de pneus e, a grande maioria usou pneus intermediários.

Vettel havia dito pelo rádio que na curva 9 e 10 da pista, estava "inguiável". Muita água na pista fazia com que os carros perdessem o contato com o asfalto. Outra entrada do Safety Car na pista que ficou até a volta 25, quando a prova foi suspensa. Vettel liderava a prova.

A corrida só viria a recomeçar duas horas depois, ainda com o Safety Car na pista. O mesmo sairia à altura da volta 34, para a corrida recomeçar de forma sensacional.

Vettel abria espaços enquanto Massa e Kobayashi brigavam pela segunda posição. Alonso havia parado nos boxes e voltou se chocando com Jenson Button que tentava ultrapassá-lo. Button voltou por mais uma vez aos boxes. E advinhem quem voltou à pista? O Safety Car, permanecendo até a volta 40.


Schumacher deu seu show particular. Ultrapassou três e chegou para assistir a briga entre Kobayashi e Felipe Massa. Mas preferiu não assistir muito. Ultrapassou os dois de uma vez e tomou-lhes a segunda posição. Massa parou para a troca de asas e perdeu algumas posições.

Button vinha se recuperando, após nada menos do que seis paradas nos boxes. Ultrapassou Schumacher, Webber e colou em Vettel que foi pressionado de forma espetacular.

Vettel não aguentou a pressãp. Button atacou até que Vettel errasse e fosse ultrapassado nas últimas curvas da última volta.

Massa também tirou "um coelho da cartola" e ultrapassou Kobayashi na linha de chegada

Uma corrida simplesmente sensacional não poderia ter um desfecho melhor.

Confira a classificação geral do GP do Canadá, com a ajuda do GloboEsporte.com:

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 70 voltas em 4h04m39s539
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s709
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 13s828
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 14s219
5 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 20s395
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 33s225
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 33s270
8 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 35s964
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 45s100
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 47s000
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 50s400
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s600
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 1 volta
14 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 1 volta
15 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 1 volta
16 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 1 volta
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
18 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 3 voltas/acidente

Não completaram:

Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 9 voltas/mecânico
Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 15 voltas/acidente
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 21 voltas/acidente
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 34 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 42 voltas/mecânico
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 63 voltas/acidente

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m16s956, na 69ª

A classificação geral ficou com Sebastian Vettel como líder isolado, com seus 161 pontos. Jenson Button assume a segunda posição, com 101 pontos. Webber vem em terceiro, com 94. O brasileiro Felipe Massa vem em 6º, com 32 pontos e Rubens Barrichello está em 15º, com quatro pontos.

A Fórmula 1 volta no dia 26, quando Valência receberá a categoria. O blog Boleiros da Arquibancada segue contando os detalhes da temporada 2011 da Fórmula 1.

Fotos: Getty Images e AFP

0 comentários :

Postar um comentário