quinta-feira, 19 de maio de 2011

Porto é campeão da Liga Europa

Gustavo Carratte,
de São Paulo.

Com gol do artilheiro Falcão Garcia, o Porto consagrou-se campeão da UEFA Europa League. O adversário em Dublin foi o também português Sporting Braga.

Na grande final da UEFA Europa League, em Dublin, na Irlanda, o Porto venceu o compatriota Sporting Braga e assegurou o título do campeonato europeu.

Durante todo o primeiro tempo, o Porto foi amplamente superior na partida, com a posse de bola, e sempre rondando a área adversária. Nos minutos finais, o ótimo meio-campista Guarín fez jogada pela direita e cruzou para Falcão Garcia fazer mais um gol no campeonato, ficando ainda mais disparado na artilharia da competição.

Na segunda etapa, o panorama se inverteu em certos momentos, com o Braga dominando na posse de bola, mas as chances não eram criadas com muita frequência. Hélton, goleiro brasileiro e titular do Porto, não teve muito trabalho. O nível de emoção dos 45 minutos finais foi muito baixo, e era tudo o que o time azul mais queria. Poucas chances foram criadas. Na parte final do jogo, inclusive, veio a esperada pressão total, até com goleiro aparecendo em cobranças de faltas longas e frontais, mas o placar permaneceu intacto até o fim da partida.

André Villas-Boas, excelente técnico e com potencial para evoluir ainda mais, levou o Porto a mais um título na temporada. É o mais jovem treinador campeão de uma competição da UEFA.

O ataque também foi super eficiente, e essa característica ficou muito bem caracterizada em um dos outros feitos atingidos nessa caminhada. De todas as competições europeias já existentes, o Porto foi o campeão com maior número de gols marcados. Hulk, Varela, Guarín, e principalmente Falcão Garcia foram os grandes responsáveis por essa marca. Sem contar, é claro, com os demais jogadores desse time extremamente competitivo montado para a temporada 2010-2011.

Vale lembrar que, no próximo dia 22, o Porto decidirá mais uma final. O jogo será contra o Vitória de Guimarães, e valerá a tríplice coroa para o time português, que poderia conquistar, numa mesma temporada, a Liga Europa, além do Campeonato e da Copa de Portugal.

Foto: globoesporte.com

0 comentários :

Postar um comentário