domingo, 5 de maio de 2013

Timão na final

Ganso e Luis Fabiano perdem pênaltis e Corinthians se classifica à final do Paulistão

De Aracaju.

Por Helena Sader. 

05/05/2013 - O Campeonato Paulista 2013 ganhou seu segundo finalista na tarde deste domingo (5). São Paulo e Corinthians fizeram o confronto que decidiu a vaga. O primeiro a ser classificado para a disputa do título foi o Santos, que ontem venceu o Mogi Mirim nos pênaltis, depois do placar de 1 a 1 no tempo normal. No Morumbi, a história foi um pouco parecida. Depois de fazerem um jogo nervoso que ficou no 0 a 0, o Tricolor e o Timão levaram a decisão para os pênaltis. O Corinthians levou a melhor. Luís Fabiano e Ganso erraram as cobranças pelo São Paulo, enquanto Alessandro acertou o travessão do gol de Rogério Ceni. Resultado: Corinthians classificado para a final do Paulistão 2013. 


Jogadores do Corinthians fazem festa após conseguirem a vaga na final do Campeonato Paulista.
(Foto: Ricardo Matsukawa/Terra)

Para os jogadores e torcedores do Corinthians, ao final da partida era só festa. Para os são-paulinos, a derrota teve um gosto mais amargo que o normal. Pela sétima vez seguida, o Tricolor Paulista é eliminado nas semifinais do Campeonato Paulista. Além da derrota desestimulante contra o Atlético-MG por 2 a 1 também no Morumbi, mas pela Libertadores, na última quarta-feira. Porém, quanto à Libertadores, o Corinthians também não começou bem a fase das oitavas de final, depois da derrota para o Boca Juniors, na Bombonera, por 1 a 0. Portanto, as duas equipes precisavam vencer, tanto para conseguir a vaga na final, quanto para recuperar a confiança da sua torcida. 

Desde o começo, a partida foi tensa. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, o corintiano Romarinho pisou em Wellington, o que resultou em um cartão amarelo. Dois minutos depois, foi a vez do problema para o São Paulo. Osvaldo sentiu dores no quadril e precisou ser substituído por Douglas.

O cenário da partida não mudou muito. Mas uma coisa era certa: o São Paulo estava procurando mais jogo que o Corinthians. Para o Tricolor, o problema maior foi a quantidade de jogadas interrompidas pela marcação de impedimento pela arbitragem. Alguns de maneira correta, outros nem tanto. Muitas vezes os torcedores são-paulinos se irritaram e protestaram contra a arbitragem. Com isso, o placar zerado para os dois times foi levado até o final da segunda etapa, obrigando a partida a ser decidida nos pênaltis. 

O goleiro Rogério Ceni foi o primeiro a cobrar as penalidades, e converteu contra o gol de Cássio. O mesmo aconteceu com Douglas, que não deu chances para o goleiro do São Paulo. Rafael Tolói e Romarinho também fizeram a sua parte, uma cobrança convertida corretamente para cada lado. Tudo igual. 

O ex-santista Ganso foi o primeiro a errar, chutando por cima do travessão. Com a vantagem, Fábio Santos deixou o Corinthians na frente. Jadson marcou o seu com categoria e manteve viva a esperança para o São Paulo. Se acertasse, o Corinthians já garantiria a vaga. Mas Alessandro acertou o travessão na última cobrança. 

Naquele momento, era fazer ou fazer. O experiente Luís Fabiano chutou mal e viu Cássio defender sua cobrança. Alexandre Pato bateu, Ceni defendeu, mas o juiz mandou voltar, já que o goleiro se adiantou muito para fazer a defesa. Na segunda tentativa, Pato mandou para o lado contrário do que havia batido anteriormente, fez o gol e classificou o Corinthians.  

0 comentários :

Postar um comentário