domingo, 22 de janeiro de 2012

Resumão do domingo de Australian Open

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

Grandes partidas neste domingo em Melbourne, pelas oitavas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. Vamos aqui detalhar os duelos do dia e falar um pouco dos próximos confrontos.

Roger Federer venceu o jovem australiano Bernard Tomic com tranquilidade e é um daqueles que já garantiram seu lugar nas quartas do Australian Open.
(Foto: Reuters)

Chave de simples masculino

Rafael Nadal, Roger Federer, Tomas Berdych e Juan Martin Del Potro. Esses são os primeiros quatro tenistas classificados para as quartas-de-final do Australian Open. Logo mais, conheceremos os outros mas, antes de falar dos possíveis próximos classificados, vamos falar dos confrontos destes grandes tenistas citados inicialmente.

O espanhol Rafa Nadal, número 2 do ranking da ATP, entrou em quadra para jogar contra o também espanhol Feliciano Lopez, número 18 do mundo. Vitória de Nadal por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/2. Num jogo de poucos winners (bolas vencedoras), o que favoreceu a Nadal foram os muitos erros não forçados de Lopez. Foram 52 erros de Feliciano, contra apenas 14 de Rafael. Em winners, Nadal teve menos. 26 a 20 para Lopez.

O adversário de Nadal nas quartas-de-final será o tcheco Tomas Berdych, número 7 do ranking, que venceu o espanhol Nicolas Almagro numa partida muito equilibrada. 3 sets a 1 para Berdych, com parciais de 4/6, 7/6(5), 7/6(3) e 7/6(2). Em erros não forçados, empate: 41 para cada tenista. Em winners, Berdych foi melhor (70 a 54), assim como em pontos de saque (28 a 16). O destaque ruim desta partida ficou por conta do ponto em que Almagro tentou acertar o rosto de Berdych com uma bolada, e o tcheco se revoltou. Não aceitou as "desculpas" do adversário e não o cumprimentou na saída. Não é nem necessário dizer a reação do público.

O suíço Roger Federer, número 3 do ranking, deu um pequeno show contra o jovem australiano Bernard Tomic, de apenas 19 anos. Federer venceu por 3 a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/2. Superioridade imensa de Federer, que jogou à vontade, mostrando em seu repertório algumas jogadas simplesmente espetaculares. 45 bolas vencedoras para ele contra apenas 13 de Tomic.

Para enfrentar Federer na próxima fase, outro grande tenista. O argentino Juan Martin Del Potro, número 11 do mundo, venceu com tranquilidade o alemão Philipp Kohlschreiber, número 41, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/1. Os erros não forçados do alemão foram a diferença do jogo. Foram 29 do alemão, contra 14 de Del Potro.

A partir desta noite, no horário do Brasil, serão definidos os outros confrontos da fase quartas-de-final. O sérvio Novak Djokovic (1º) joga contra o australiano Lleyton Hewitt (181º) para seguir na luta pelo bicampeonato. Quem passar, enfrentará o vencedor do confronto entre o francês Richard Gasquet (18) e o espanhol David Ferrer (5). Já o britânico Andy Murray (4º) enfrentará o cazaque Mikhail Kukushkin (92º). Quem passar enfrenta o vencedor da partida entre o japonês Kei Nishikori (26º) e o francês Jo-Wilfried Tsonga (6º).

Caroline Wozniacki, número 1 do mundo, segue firme por seu primeiro título em Grand Slams.
(Foto: Reuters)

Chave de simples feminino

Caroline Wozniacki, Kim Clijsters, Victoria Azarenka e Agnieszka Radwanska já se garantiram nas quartas-de-final pela chave de simples feminino. Carol Wozniacki, número 1 do mundo, continua em busca de seu primeiro Grand Slam para manter o posto de melhor tenista do mundo. A dinamarquesa venceu a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/5. Jankovic errou demais. Foram 50 erros da sérvia, contra apenas 15 de Wozniacki. Mesmo tendo mais winners (26 a 12), os muitos erros condenaram a sérvia à derrota no dia de hoje.

A atual campeã Kim Clijsters será a próxima adversária de Wozniacki na próxima fase do Australian Open. A belga derrotou a chinesa Na Li, na reedição da final do torneio no ano passado, por 2 a 1, de virada, com parciais de 4/6, 7/6(6) e 6/4. Foi um grande jogo. Clijsters torceu o tornozelo mas conseguiu permanecer em quadra. Perdeu o primeiro set, e contou com erros de Na Li para fechar o segundo, no tie-break. No set final, mais erros, agora de Kim Clijsters, que poderia ter fechado a partida em 6/2, mas só o conseguiu em 6/4. Jogo muito equilibrado. Na Li teve 46 erros não forçados, contra 41 de Clijsters. Em bolas vencedoras, 39 da chinesa, contra 20 da belga.

Victoria Azarenka segue em busca do topo do ranking mundial de tenistas. A bielorrussa, número 3 do mundo, venceu a tcheca Iveta Benesova, número 46, com tranquilidade. 2 sets a 0, num duplo 6/2. Azarenka conseguiu 19 bolas vencedoras contra 16 de sua adversária, enquanto Benesova cometeu 26 erros não forçados contra 17 da bielorrussa.

Na próxima fase, a adversária de Azarenka será a polonesa Agnieszka Radwanska, número 8 do mundo, que venceu a alemã Julia Goerges, número 23, com extrema facilidade. 2 a 0, com um duplo 6/1. No jogo, foram 27 erros não forçados de Goerges, contra apenas 3 de Radwanska. Aí o fator de desequilíbrio do jogo.

Logo mais, mais quatro partidas definem as outras classificadas para as quartas. A russa Ekaterina Makarova (56ª) enfrentará a americana Serena Williams (12ª). Quem passar joga contra a alemã Sabine Lisicki (15ª) ou a russa Maria Sharapova (4ª). A italiana Sara Errani (48ª) joga contra a chinesa Jie Zheng (38ª), e a vencedora enfrentará a sérvia Ana Ivanovic (22ª) ou a tcheca Petra Kvitova (2ª).


0 comentários :

Postar um comentário